quinta-feira, 26 de novembro de 2009

O bolo de amêndoa que não leva farinha

O bolo de amêndoa
Descobri que não é fácil partir amêndoas. É preciso ter pontaria e os vizinhos não ficarem aborrecidos com o martelar ruidoso! Mas valerá a pena certamente.
Entretanto não decidi esperar pelo momento mais oportuno para fazer tão constrangedora tarefa. Fui ao supermercado e comprei aquelas amêndoas já descascadinhas. Basta abrir o saco de plástico, picá-las na 123 e temos pronto o principal ingrediente do tal bolo misterioso que não leva farinha. São necessários 300 gramas. À parte misturam-se 7 gemas de ovos com 250 gramas de açúcar, até fazer uma mistura cremosa. De seguida juntam-se as amêndoas aos pouquinhos. Por fim, envolvem-se as claras dos ovos previamente batidas em castelo. E, voilà, temos a massa pronta! Liga-se o forno uns minutinhos para aquecer, coloca-se a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, leva-se ao forno e é esperar que fiquei cozido. Não se esqueçam do palito para ver se está cozido por dentro. Depois é só arrefecer, desenformar e preparar as papilas gustativas.
Bom, não me saí muito mal na estreia do primeiro bolo confeccionado por mim* (aqueles em que se compra a massa no supermercado não contam!!). E ainda bem, ou não tivesse a responsabilidade acrescida de ser um bolo de aniversário!!

* a meias com o Wineboy!

4 comentários:

Daniel J. Skråmestø disse...

Sacos de amêndoa picada são ainda melhores.

J. disse...

A A.P. está aquia dizer que, a avaliar pelo aspecto, deves ter posto fermento. Tem um bom ar, só n acredito q tenhas ido comprar amêndoas. Mas compreendo-te bem quanto ao martelo e toda a problemática envolvida.
Saudades vossas.
Quem fez anos, n foi o W.B. foi?

Venus as a boy disse...

Zero gramas de fermento! Se na receita não dizia para colocar fermento, não iria fazê-lo! Talvez tenha sido por ter cozido em forno lento e as claras terem sido bem envolvidas com a restante massa.
Sim, foi o Wineboy que fez anos ;)

J. disse...

:D Tá mt bonito.
Parabéns Wineboy!!!
um beijo