quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Noite Kubrickiana com sabor a chá de canela

'A Clockwork Orange' ou a 'Laranja Mecânica', do Kubrick
Depois de, na passada 3feira, ter ido ver o sanguinário, previsível (já não me lembrava de um genérico inicial que contasse tanto da história que se ia passar a seguir...) e pouco interessante filme do Tim Burton, nada como colmatar uma grande falha cinematográfica minha de nunca ter visto a "Laranja Mecânica", do Kubrick. Foi ontem, em mais um regresso aos ciclos de cinema no Gato Vadio.
É um pouco difícil nunca se ter ouvido falar neste filme, escutado trechos da sua banda sonora ou visto flashes das cenas mais marcantes. Mas sem dúvida, merece ser visto até ao fim, mesmo que a violência expressada nalguns momentos seja bastante incomodativa.
Não é um filme facilmente entranhável (porque haveria de ser?) mas, para mim, é um belo exercício artístico, reflexo da utilização do aparelho de Estado em função dos interesses exclusivos dos políticos e da violência exercida por esses mesmos políticos sobre a individualidade dos cidadãos. Sem dúvida, é um filme intemporal.

1 comentário:

Luís disse...

É um belo filme, cheio de vanguardismos, que sabe muito bem ver e rever nos dias de hoje. Parabéns pela foto escolhida, que é um bom exemplo do que digo.