segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Escapada galega

Escapada galega
Trinta horas foi tempo suficiente para uma escapadela rápida à Galiza com o pretexto de visitar duas exposições da PhotoGalicia2008.
Em A Coruña emocionei-me com o idealismo, a preserverança e a paixão de W. Eugene Smith pela fotografia, percorrendo atentamente o meu olhar pelos seus vários ensaios fotográficos, alguns deles publicados na revista Life. Grande destaque para NurseMidwife, Spanish Village, Pittsburgh e Minamata.
Em Ferrol descobri que a poética neorealista não se exprimiu exclusivamente através do cinema e da literaratura. Também a fotografia teve um papel importante na difusão dessas diferentes Itálias até então desconhecidas. Que extraordinária selecção de fotografias, de recortes de jornais e revistas! E que vontade de voltar a perder-me pelos pequenos vicoli de Nápoles!
Tempo ainda para repousar o olhar num mar sereno e cinzento que nos foi presenteado e para saborear os frutos recolhidos nas redes dos pescadores que cruzaram esse mesmo mar.
Agora é tempo de preparar a despedida de mais um ano. Prevejo grande animação, muitos sorrisos e aqueles afectos que nos fazem querer continuar.
Até pró ano!

Sem comentários: