quarta-feira, 5 de novembro de 2008

A janela aberta e os sentidos apurados

Linha do Douro, com a janela aberta e os sentidos apurados
Na minha opinião, sessenta por cento da magia de viajar de comboio na Linha do Douro está no facto de ainda sermos conduzidos em material circulante "não modernizado", ao jeito da linguagem usada pela CP. Viva as velhinhas automotoras a diesel Série 0600 da Sorefame! Viva a ausência de ar condicionados, de interiores de plástico e de vozes gravadas e sinais luminosos a indicar a chegada à próxima estação!
No dia em que não pudermos abrir as janelas do comboio, colocar a cabeça de fora e deixarmo-nos inebriar pelos sons dos carris, pelos cheiros dos óleos emanados, pelo vento que fustiga a nossa cara, pelos sustos nas passagens pelos túneis e pelo grande e sereno rio que de tão de perto nos apetece tocar, a viagem até ao Pocinho perderá grande parte do seu encanto.
Será que os senhores que tomam as decisões terão sensibilidade para isso? Não creio. Resta-nos usufruir o máximo que pudermos do facto do Douro estar longe de Lisboa e os dinheiros públicos circularem com mais dificuldade por entre as curvas e contracurvas dos socalcos que fazem essa paisagem, moldada pela mão humana.

5 comentários:

Al disse...

ena, percebo exactamente o que queres dizer. odeio os ares condicionados e o novo riquismo high tech dessa gente.
fiz essa linha há um mês e acabei por seguir directamente de campanhã sem parar no porto (mas ainda te hei-de fazer uma visita). aquele fim de mundo que é o pocinho tem mais encantos...lembrou-me a fronteira algarvia e alentejana, subindo o guadiana.

petroy disse...

a foto é fabulosa ... entendo os sentidos sobre carris ... por aí só ainda arrisquei o pescoço na linha do tua

Venus as a boy disse...

Al, cá te espero com muito gosto :) Este fim de semana regresso a Lisboa!

Petroy, as automotoras que fazem a linha do Tua já são "modernizadas". Grande parte do encanto desvaneceu-se... Sugiro seriamente que faças a do Douro. Dá para ir e vir no mesmo dia. Um programa muito agradável para ocupar um domingo.

petroy disse...

anotei ... obrigado

Eugrávida disse...

Que linda fotografia...