quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Feira de Estremoz

O baú
Todos os sábados de manhã realiza-se, bem no centro da vila, a Feira de Estremoz. Foi com uma enorme satisfação que regressei àquelas bancas de venda de frutas, legumes, queijos, enchidos, mel e outros pequenos prazeres alentejanos. Mesmo que não se compre nada, é muito agradável passear por entre as pessoas e sentir os odores e coloridos que nos vão rodeando.
Não resisti a comprar uns queijinhos para presentear os amigos em futuros jantares, um pote de mel de Portalegre para adoçar os chás e um saquinho com massa de pimentão para os assados. Por falar nisso, tenho de enfrascá-lo!
Surpresa das surpresas foi, por fim, encontrar um objecto que tanto queria comprar. Lembram-se daqueles baús que as nossas mães e avós tinham lá em casa, feitos de madeira e chapa com padrões coloridos, onde guardavam os lençóis e cobertores? Já andava a namorá-los nas "Remares" e "Emaús" só que geralmente encontravam-se em bastante mau estado. Este até parecia que estava a ser estreado! Vai ficar muito bem cá em casa e vai dar jeitaço para arrumar as revistas que se vão acumulando e que não tenho coragem de deitar fora.
Como bónus trouxe ainda uma mesinha de apoio que estou em dúvida onde vou colocá-la.

8 comentários:

petroy disse...

[gostei muito do baú]
... do mercado de estremoz só trouxe um ramo de orégãos, para além das figuras das irmãs flores e dos sabores do "são rosas" ... saudades de pudim de água :)

Rita Oliveira Dias disse...

Recordações...a familia da minha mãe é de Sousel, muito perto de Estremoz. Tenho um grande carinho por essas bandas, pelos sabores...é tudo tão bom!
Bela aquisição,e um grande abraço para ti.

Anónimo disse...

E eu que também um desejo remoto de ter um desses! Então é em Estremoz que els se escondem? Vou tomar nota e espero que haja em amarelo:)

Anónimo disse...

Nãoi é um desejo "remoto", lol, é um desjo tão remoto que se perde nos confns da memória, ihih!beijinho

Anónimo disse...

bolas, acho que ainda não me soa bem, que taralhouca, o que eu queria dizer é que desejo um baú desses há montanhas de tempo, ufa! e que agora já sei onde o posso comprar!

Venus as a boy disse...

:)

UNDERCOVER disse...

Sim senhor, estremoz uma vila, o foral de estremoz como cidade é bem antigo passo a citar:
No ano em que se comemoram os 750 Anos do 1º Foral de Estremoz (1258-2008), atribuído pelo rei D. Afonso III, a Câmara Municipal irá desenvolver um conjunto de actividades para dignificar o evento.

Além do concurso para o logótipo representativo das comemorações, cuja votação dos 10 melhores está a decorrer on-line neste momento em www.750anosforal.estremozmarca.com, irão realizar-se iniciativas de vária índole, como um Cortejo Histórico, Ciclos de Conferências, Publicações de estudos sobre o concelho, animação cultural e, para culminar, um colóquio de História Medieval, a ser integrado por vários dos melhores especialistas da área em Portugal, entre várias outras a designar.
-
tigo. passo a sitar:

Anónimo disse...

gosto muito de Estremoz, só é pena que as casas de banho sejam a vergonha desta bela terra...