quinta-feira, 30 de julho de 2009

"Que força é essa que trazes nos braços..." (parte 2)

Cabeço Santo - Parte 2
Já passou um ano e meio desde a minha primeira participação no projecto do Cabeço Santo. Desta vez somos seis voluntários. Não cabemos confortavelmente na pick-up que nos leva lá acima. Eu e a Esteva acomodamo-nos na caixa aberta e somos embalados pelo vento e pelo piso irregular. Missão: eliminar à tesourada e à pazada eucaliptos e acácias que crescem descontroladamente, atrofiando os medronheiros e outras plantinhas que vão sobrevivendo ao meu cepticismo. Wine boy vai dizendo que nunca matou tantas plantinhas em toda a sua vida. Mas é por uma boa causa!
O calor é impiedoso e na verdade os trabalhos ficam-se pela manhã. Almoça-se na abandonada Casa de Santa Margarida e fotografam-se salas abandonadas à fúria do passado.
A tarde foi passada a dar uns kisses, a observar o trabalho a desenvolvido por outras equipas e conhecer o carvalhal tantas vezes mencionado, resultado do esforço de alguém admirável que investiu (e investe) tempo, trabalho e dinheiro para alcançar o seu sonho.
A noite foi passada à volta da mesa de jantar, acompanhada por agradáveis amigos, regada com "quase" Olho no Pé e iluminada por serenos pirilampos.

Sem comentários: