quinta-feira, 9 de julho de 2009

"Direction: Hospital de São João"

Estação de Metro de João de Deus, 9:05. Quero recarregar o meu "Andante" mas as máquinas não aceitam pagamento através de cartão. Tenho de apressar os trocos para poder entrar no veículo que se aproxima estridentemente do cais de embarque. Lá dentro o ar condicionado está regulado para temperaturas dos trópicos. Tento desembaraçar o novelo de fios dos fones do meu mp3. Uma mulher, lá no alto dos seus tacões, fala nervosamente ao telemóvel com a suposta amante do seu marido. "Puta" é uma palavra repetida vezes sem conta. Outra mulher desabafa com a sua amiga "Eles dão muito trabalho, mas foda-se!...", observando orgulhosamente o seu pequenote, para quem o mundo é uma realidade a brincar. Finalmente consigo ouvir "Nocturno", do Sassetti. Arrepio-me! As ondas agitam o rio recordando que, daqui prá frente, já será difícil ir para a praia sem corrermos o risco de trazer um quilo de areia nos bolsos e nos poros da pele. Chego à minha estação. Escadas e mais escadas. A rua. Lojas e mais lojas. Começa mais um dia de trabalho.

Sem comentários: