terça-feira, 30 de junho de 2009

segunda-feira, 29 de junho de 2009

PHE 09

Uma fugida rápida de 10 horas a Madrid foi suficiente para ver algumas boas exposições da PhotoEspaña, sentir as movimentações em torno dessas mesmas exposições e comprar alguns livritos inspiradores. Destaque para a exposição colectiva ilustradora da vanguarda fotográfica dos anos 70 (Años 70. Fotografía y vida cotidiana), para a exposição retrospectiva de quinze anos de carreira de Annie Leibovitz (Annie Leibovitz. Vida de una fotógrafa.) e do seu belo amor por Susan Sontag e para o sangue novo vindo da América do Sul (Resiliencia). Tantas fotografias passaram pelos meus olhos e não me apeteceu tirar nem uma foto. Mentira, apeteceu-me mas a minha inibição fez-me deixar a máquina na mochila. O arrependimento veio mais tarde. Calcorrei avenidas, ruas, praças e edifícios. A geografia da cidade é-me cada vez mais familiar e já não preciso de mapas para ir da Plaza Colón até Lavapiés! É claro que não deu para ver tudo, nem era essa a intenção, mas saí satisfeito.

Como a chuva que cai do céu


Comme La Pluie - Alex Beaupain

domingo, 28 de junho de 2009

O morto vivo

Nunca gostei do Michael Jackson por causa do "Thriller". Quando era miúdo tapava os ouvidos para não ouvir a sua voz e aquela música assustadora. Para mim ele sempre foi esse monstro e não é porque "foi desta pra melhor" que passei a gostar dele e achá-lo um santo. Tenho dito!

sexta-feira, 26 de junho de 2009

Gavdos

Gavdos
Gavdos é um estado de alma feito de praias desertas; de hipnotizantes águas azuis; de campos por cultivar; de caminhos pedregosos; de aldeias esquecidas; de ruínas e destroços de épocas áureas; de falésias abruptas; de ventos quentes; do perfume das aromáticas; do som das cigarras; da sombra refrescante dos zimbros e cedros; de gatos gulosos; de cabras atrevidas e sem vertigens; de insectos tamanho XL; de peixinhos brincalhões; de seres errantes em busca de água doce; de boleias inesperadas e pertinentes; da comida deliciosa da Gogo; da simpática Lili e dos seus conselhos úteis; de barcos que podem não chegar ou partir; de candeeiros a petróleo que iluminam a noite; de luas cheias que nascem no mar; de estrelas cadentes; de fogueiras na praia; de silêncios; de ausências de compromissos. Absolutamente mágico e viciante!

sexta-feira, 19 de junho de 2009

A partida ansiada

A partida ansiada
Χώρα Σφακίων, 6feira, 11:30 da manhã. De repente a vila desperta da sua preguiça. O pequeno cais enche-se de mochilas, arpões de pesca submarina, tendas e largas centenas de quilos de mantimentos. Os carros, motas, camionetas e monta-cargas vão chegando. Pessoas de diferentes proveniências, tons de pele, estaturas e idades fazem fila para comprar o bilhete para o famoso barco Σαμαριά. Sente-se no ar alguma ansiedade. Chega a hora da tão esperada partida para Γαυδος! Meia hora antes ainda não dão certezas de que o barco vá partir. Hipotéticos ventos e ondas podem ser demasiado atrevidos para o fundo plano da embarcação. O sol queima as costas. A tripulação faz malabarismos para que tudo caiba no sítio certo. Tudo pronto para a partida! Contemplam-se as montanhas altas e enrugadas de Κρήτη. Cruzamos o mar da Líbia. O azul das cadeiras, do chão, do céu, do mar e da camisa da senhora de cabelos brancos invade-nos o corpo e a alma. Duas horas e mais qualquer coisa separam-nos do nosso destino. A brisa quente despenteia quem tem cabelo. O barco balança ao ritmo desengonçado das ondas que vêm de oeste. A ilha avista-se lá longe. Wine boy sorri para mim. Sinto-me livre e feliz!

Legenda:
Χώρα Σφακίων - Chora Sfakion
Σαμαριά - Samaria
Γαυδος - Gavdos
Κρήτη - Creta