segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Paladares e lugares indissociáveis

Há comidas ou sabores que ficarão para sempre associados a determinados lugares ou momentos da minha vida. Pão com manteiga é comido com um prazer incompreensível na serenidade do repouso de Serém. Na casa da minha avó, no Beco dos Peixinhos, eram os palmieres (da Cuétara) molhados na caneca do leite. Nunca mais soube ao mesmo. E o arroz branco que a minha mãe fazia no parque de campismo de Esmoriz? E as febras que acompanhavam esse mesmo arroz, assadas pelo meu pai, num fogareiro alimentado por pinhas colhidas ali mesmo... Sardinhas assadas acompanhadas por uma bela salada são em Espinhaço, debaixo da refrescante ramada da videira. E Caminha ficará para sempre associada a uma deliciosa e apaixonada Massa com Atum, cozinhada num minúsculo apartamento com vista (por uma nesga) para o rio Minho.

1 comentário:

Eugrávida disse...

Arroz seco (embrulhado com jornal)e bife, para mim, é na praia da Madalena