quinta-feira, 29 de abril de 2010

Castro Marim 2010

Castro Marim 2010
OPO-FAO, Interrent, VW Polo, EN 125, Olhão, mercado, cores, odores, bolinhos de alfarroba, espargos, tomates, cebolas, laranjas, tangerinas, peixe-porco, raia, pão, o sol, Cacela Velha, o mar, Quinta da Fornalha, a Casa Amarela, a sesta, a brisa quente, as flores, Castro Marim, as músicas retro da rádio M80, o embalar dos grilos, a rota pelas aldeias da raia, as águas barrentas do Guadiana, a aldeia de Almada de Ouro, as paredes caiadas, o silêncio, 30ºC, o museu do rio na aldeia de Guerreiros do Rio, Alcoutim, o piquenique, Castelo Velho, estevais a perder de vista, os menires de Lavajo, as papoilas, a praia, o primeiro mergulho do ano, Nico a tocar no ipod, as salinas de Castro Marim, o pôr-do-sol, os flamingos, os companheiros vira-latas, a montanha gigante feita de sal, jantar ao ar livre iluminado pelo luar e pela luz das velas, o embalar dos grilos, pequeno-almoço preguiçoso, despedidas, Via do Infante, contra-relógio, FAO-OPO.

Músicas de fazer arrepiar - 15


"Uma Ilha", Deolinda

terça-feira, 27 de abril de 2010

Ovo kinder para miúdos graúdos

Tenga Egg
Remove-se da embalagem, desembrulha-se, abre-se a casca, retira-se o interior, lubrifica-se com gel e... voilà, sensações indescritíveis de prazer! Chamam-se Tenga Egg e encontram-se facilmente numa qualquer sex-shop. Testado e comprovado ;)

Nota: Usar com moderação!

terça-feira, 20 de abril de 2010

Sentimentos à Nina Simone

Na rota de Manhouce

Na rota de Manhouce
Não vimos a Isabel nem escutámos a sua voz. Em contrapartida percorremos caminhos que a inspiraram. Cheirámos urzes e carquejas floridas, molhámos os pés em ribeiros frescos, espreitámos para dentro de estábulos feitos de granito, escutámos cucos, subimos e descemos calçadas esquecidas pelo tempo, contemplámos o verde de socalcos moldados por gerações e partilhámos sorrisos e conversas.
Obrigado à Esteva e aos "Toca a Caminhar" pelo convite!

sábado, 17 de abril de 2010

Transgenderismo de Maria

Terre Thaemlitz
Eu odeio religião. Odeio todas as religiões. Sem excepção. A vossa também. Odeio espiritualidade. Odeio todas as formas de viver espirituais. Odeio todas as formas de pensamento espirituais. Isto inclui espiritualismo secular, agnosticismo, superstição, astrologia, advinhação, leituras do carácter pessoal através do tipo sanguíneo, homeopatia, poder dos cristais, anjos, pessoas que racionalizam as suas crenças no vazio com a frase "ninguém sabe bem o que acontece depois de morrerem", e pessoas que acreditam que os Budistas nunca começaram uma guerra.

Nunca encontrei uma forma de espiritualidade que não envolvesse a reificação da ignorância individual e comunal. A espiritualidade mitiga a nossa incompreensão do material com contos sobre forças possuidoras de um conhecimento que consideramos faltar em nós próprios, muitas vezes personificado como seres ominipresentes. (...) A fé nos deuses é inseparável do nosso medo da confusão, do medo simultâneo do silêncio e do ruído, da nossa procura juvenil pela ordem onde a ordem não existe. (...) apresentar a fé como "a solução para o mundo de hoje" é fechar os olhos a séculos de dominação religiosa infernal que antecederam o fenómeno relativamente recente do Estado (na realidade, nunca muito) secular. A religião não é uma alternativa. É precedente. É tradição. É a nossa merda colectiva empilhada desde milhas de profundidade e ao longo de uma eternidade.


Quem o diz é Terre Thaemlitz, ou DJ Sprinkles como é conhecido nas pistas de dança, no concerto-conferência que deu ontem em Serralves, para uma pequena plateia curiosa por este multifacetado artista transgender.
No seu "Rosary novena for gender transitioning", explica-nos como, biologicamente, a procriação assexuada da Virgem Maria poderá ser interpretada como uma história de transformação de género.
Soube a pouco mas amanhã há mais!

terça-feira, 13 de abril de 2010

As fotos do Olho no Pé

Gourmet Magazine do El corte Inglés
E de repente, de uma só assentada, sai um artigo consideravelmente extenso (e sem grandes erros!) sobre os vinhos Olho no Pé e são publicadas, pela primeira vez, fotografias* minhas numa revista!

* Páginas 83, 85 e 86

sexta-feira, 9 de abril de 2010

La Belle Personne


E pelos vistos este filme não teve direito a atenção dos programadores das nossas salas de cinema. Valha-nos o tube! E pronto, lá fiquei outra vez com vontade de regressar a Paris e dar uns passeios melancólicos pelos jardins despidos e pelas ruas cinzentas. E recuperei o Alex Beaupain para o meu ipod.

quinta-feira, 8 de abril de 2010

A Casa do Brasão

A Casa do Brasão
E à noite a Casa do Brasão acolhe-nos de braços abertos. Acende-se a lareira, preparam-se prolongadas refeições, partilham-se histórias, saboreiam-se paladares, escapam-se sorrisos, trocam-se afectos, dança-se ao som de Antony e adormece-se sob um céu estrelado.

Pequenas rotas alentejanas

A alvura de paredes com histórias para contar
No Alentejo percorrem-se caminhos marcados por rodas antigas, cheiram-se alfazemas em flor, escutam-se os badalos das ovelhas e vacas, colhem-se espargos selvagens, saltam-se cercas de arame farpado, contemplam-se montados e olivais, saltam-se ribeiras, conquistam-se castelos, escutam-se pica-paus, enternece-se com a alvura de paredes com histórias para contar, degusta-se pão alentejano de entrada e encharcada com nozes de sobremesa, descansa-se ao sol e recarregam-se baterias para os dias que virão a seguir.

Alto Alentejo 2010

Alto Alentejo 2010 - 1
Alto Alentejo 2010 - 2
Alto Alentejo 2010 - 3