segunda-feira, 31 de agosto de 2009

domingo, 30 de agosto de 2009

Say Numão

Say Numão
(Em Freixo de Numão, no Castelo de Numão e na Estação Arqueológica do Prazo)

Indo eu, indo eu...

Indo eu, indo eu...
Indo eu, indo eu
A caminho do Pinhão
Indo eu, indo eu
A caminho do lindão...

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Cabelos

Cabelos 1
Eles podem ser loiros, castanhos, pretos, ruivos, brancos, ondulados, volumosos, encaracolados, cacheados, espetados, lisos, curtos, compridos, entrançados, pintados, naturais, secos, brilhantes, suaves, ásperos, normais, oleosos, finos, grossos e um sem fim de características e feitios.
Eu comecei com ele bem preto, passou de liso a uns caracóis à Marco Paulo e foi-se alisando à medida que a infância se despedia. Na adolescência a risca ao lado foi dando lugar a popa e a um cabelo sem sentido único. Um champô de supermercado desidratou-me o couro cabeludo e as mazelas perduraram até hoje. Depois eles foram crescendo, crescendo, ficando rebeldes, até que um dia consegui apanhá-los num rabo de cavalo. Foi com eles soltos que andei pela primeira vez de moto. Um dia cansei-me e cortei. Desde então o seu tamanho tem flutuado à medida da minha preguiça para me sentar na cadeira do cabeleireiro. Entretanto os anos foram passando e os cabelos foram-se acumulando, cada vez em maior número, no ralo da banheira. As brancas deixaram de se poder contar pelos dedos e dizem que vou ficar um grisalho charmoso. Outros dizem que ficarei careca muito antes. Apenas sei que entro em estado zen quando me tocam neles e que ficaria horas e horas a receber carícias no couro cabeludo.
Cabelos 2

terça-feira, 18 de agosto de 2009

Por terras do Lourinhanosaurus

Por terras do Lourinhanosaurus
A região do Oeste - e mais concretamente o eixo Lourinhã-Peniche-Atouguia da Baleia - é feita de nevoeiros intensos, de brisas marinhas, do avistamento das Berlengas entre o nevoeiro, de volkswagens pão-de-forma estacionadas nas falésias, de mares esverdeados, de surfistas em busca do melhor tubo, de casamentos na praia, de mercados coloridos, de plantações de abóboras, de dinossauros com nomes portugueses, da casa da Atalaia, de pêras-rochas colhidas das árvores, de bandas filarmónicas a tocar músicas dos ABBA, de sinos de igreja que tocam de madrugada, de horas à volta da mesa a comer mariscos e peixes frescos e dos sorrisos dos amigos.

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Douro apontado e o scanner surpresa

Douro apontado
Um belo final de tarde chego a casa e tenho um scanner à porta. Quase que era surpresa mas o prazer de recebê-lo não diminuiu por causa disso. Wineboy é o responsável por esta muito agradável marotice que me fará, finalmente, trabalhar e partilhar algumas das fotos registadas em película tiradas nos últimos tempos.
Agora é tempo de perceber as técnicas e truques que estão por trás de uma tarefa que, à partida, não parecia tão complexa. Como garantir uma digitalização de negativos a p&b de grande qualidade eis a questão que ainda não consegui resolver. Alguém me dá uma ajuda?

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Corrosão diária

Maldita rotina diária que nos corrói a alma, que nos esvazia e nos deixa inertes!

quarta-feira, 12 de agosto de 2009

La piovra

La piovra Ryanair
É Agosto mas ninguém diria. As temperaturas andam tímidas e as ruas do Porto desta vez não esvaziaram. Aos residentes desempregados e aos que não foram de férias pró Algarve, juntam-se turistas e mais turistas que enchem becos, vielas, praças, restaurantes, esplanadas, passeios, igrejas, estações e qualquer metro quadrado de um centro histórico em acelerada renovação. Eles são franceses, ingleses, espanhóis, italianos, alemães, suecos, americanos, malta a falar línguas eslavas e fotógrafos compulsivos de olhos rasgados.
É o polvo Ryanair em acção, para o bem e para o mal, recém instalado no Sá Carneiro (quem teve a infeliz ideia de dar o nome de um gajo que morreu num acidente de aviação a um aeroporto?!) e cujos tentáculos não param de crescer.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Modo Sassetti

Entrei oficialmente em modo Sassetti até ao concerto de sábado à noite. Espero que seja o meu grande concerto de Verão!

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Três anos de Micas

Três anos de Micas
Três anos passaram desde a chegada da sedutora ao lar da praceta. Com ela vieram também os mimos, os ronrons, os seus olhos vivos e marotos, as corridas e as escondidas, os tufos de pêlo, os cocós mal cheirosos, as preguicites entre lençóis, os miados desesperados a pedir comida mesmo tendo a gamela cheia, as unhas afiadas, os pêlos na roupa, os colos quentinhos, os mais variados objectos escondidos debaixo do frigorífico, as plantas ratadas (ou serão gatadas?), as lambidelas na cortina da casa de banho, as teimosias, os pêlos eriçados e o seu humor temperamental. Como é possível ficarmos indiferentes aos seus encantos?