terça-feira, 28 de abril de 2009

segunda-feira, 27 de abril de 2009

Ofir --> Barra <--> Cabo Home

Ofir, Barra e Cabo Home
Sol, nuvens, pinhais, preguiça, ternura, peixe grelhado, mar e vento. Foram estes os ingredientes mágicos que nos acompanharam durante o fim de semana comemorativo de liberdades e afectos.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

Pinhole Atum

Pinhole Atum
Há para todos os tipos, tamanhos e feitios. Há quem as faça com caixas de sapatos, caixas de fósforos, latas de bolachas e até com cascas de noz! Há inúmeras comunidades de pinoleiros, há quem organize workshops temáticos e há quem edite livros ou faça exposições com as fotografias tiradas nessas câmaras artesanais.
Eu cá escolhi uma lata de atum para fazer a minha primeira câmara pinhole. É uma variante da lata de sardinhas, desenvolvida por um aficionado da fotografia. Não foi fácil fazê-la mas quem tem um pai Acácio, tem tudo! Pode não estar visualmente tão apelativa como a da sardinha, mas o que importa é o resultado final!
Já estou preparado para o Dia Mundial da Pinhole, que se comemora no próximo domingo. Resta esperar que o tempo ajude.
Não prometo publicar os resultados para breve, isto porque também queria ser eu a revelar o rolo e ainda não tenho o material para fazê-lo. Mas eu vou dando notícias ;)
Quem quiser juntar-se à malta, sugiro que dêem uma espreitadela a estas belezas. Também não parece fácil montá-las, mas vale a pena tentar.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

Um chinês aprisionado no corpo de um espanhol


Para reflectir e sorrir! Como alguém me disse: "que ejercicio mental de relativización!" ;)

segunda-feira, 20 de abril de 2009

Ao sabor da preguiça

O fim de semana começou com a preparação de um folhado de atum com legumes para o jantar de 6feira, polvilhado aqui e ali de muita preguiça. Seguiu-se uma manhã/início de tarde de prova de vinhos; cinco brancos e cinco tintos. Um deles a fazer recordar as férias que estão para breve. Depois comeram-se uma tripas à moda de uma cidade orgulhosa das suas tascas e botecos. Para sobremesa, deu-se um salto muito rápido ao Centro Português de Fotografia seguido de um chá, na cada vez mais familiar Casa de Ló. Tempo ainda de dar um salto às inaugurações de Miguel Bombarda para ver a exposição de Jakub Nepraš e de comprar os ingredientes para mais um repasto. Cruzou-se o rio, contemplando umas belas nuvens negras e baixas, rumo ao castelo da padeirinha Júlia e de seus cuidadosos pais. Entre mamadas, beicinhos chorões e colos reconfortantes, tempo para preparar mais um folhado, desta vez de camarão e pescada, temperado com boas conversas e de mais preguiça.
No domingo foi tempo de caminhar com sabor a maresia e de dormitar na areia aquecida por um sol tímido. A tarde foi passada entre plantas de todos as cores e cheiros, a escolher as novas flores que darão colorido à varanda lá de casa nos meses do verão e outono e as aromáticas que perfumarão os cozinhados, não deixando de sonhar com futuros quintais e terraços. Tempo ainda de dar um salto a Roma e sentarmo-nos à mesa com quatro carentes e simpáticas velhinhas para um almoço de Ferragosto.

quinta-feira, 16 de abril de 2009

El cant dels ocells...

... é uma música tradicional catalã, brilhantemente interpretada por Pau Casals mas também é o mais recente filme de Albert Serra. Quer se goste muito ou se tenha adormecido ao som da natureza e dos silêncios, uma coisa é certa, este filme é fracturante. Nos tempos que correm, de frenesim sonoro, imagético e informativo, é uma lufada de ar fresco podermos estar 96 minutos perante tão belos e contemplativos planos a p&b, evocativos de um ritmo de vida e de sentir o espaço que nos rodeia há muito perdidos .


Pau Casals - El cant dels ocells.mp3 -

shots of a new existence

E por falar em felicidades, apresento-vos "shots of a new existence", o trabalho final de um curso que me deu momentos de grande gozo e fez-me voltar a ter empenho nalguma coisa feita por mim. Este livro, que vos apresento em formato slideshow, é uma retrospectiva das fotografias tiradas durante o ano passado. Sem dúvida, um ano prolífico em redescobertas, de alegrias, de partilhas e de belos shots! E chega de lamechices!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

Carrasqueira

Carrasqueira
O mar-rio agita-se na frialdade do vento que nos despenteia. As labirínticas madeiras parecem agora mais desengonçadas. O sol de quatro verões descolorou e descascou as cores vivas. Os azuis bebé, os verdes e os vermelhos. O som dos passos apressados de uma criança fazem-me recordar a alegre Planeta Ju. Recordo as suas sandálias de dedo como se fosse hoje. A minha pele não sabe a sal. As nuvens não deixam que o pôr-do-sol tenha a força e o laranja de antes. A imensidão do espaço volta a encher-me de serenidade. Encosto-me à mesma parede azul, sentindo a rugosidade da velha madeira e imaginando um impossível take dois de cumplicidade afectivo-fotográfica. Uma lágrima rola pelo meu rosto. A felicidade é feita de momentos assim e eu fui feliz nesse final de tarde de Verão.

Lx 04_2009

Lx 04_2009
Intercidades, como carregar sessenta garrafas de Olho no Pé para um comboio, Sta Apolónia, como descarregar sessenta garrafas de Olho no Pé de um comboio, J. & A.P., abraços, sorrisos, café, conversas, chá, ursinho luminoso, despertar, a energia da Xica, compras, bolo de bolacha, "dona querida", ponte Vasco da Gama, Tejo, Setúbal, Sado, canais, barcos, vento, fotos, ervas aromáticas, EN10, sobreiros, pinheiros mansos, areia, rectas a perder de vista, sabor a Alentejo, Alcácer do Sal, lanche, cais palafítico da Carrasqueira, contemplações sem fim, frio, pôr-do-sol, Comporta, Tróia, ferry-boat, A2, ponte 25 de Abril, Martim Moniz, jantar, chocos "con su" tinta e peixinho grelhado num tascoso bem lisboeta, conversas, risos, caminhada digestiva por becos e ruelas, regresso a casa, mousse de limão, nanar, entrega da encomenda na Coisas do Arco do Vinho, café rápido no jardim do Príncipe Real, jardim da Estrela, piquenique, festa, salgados e doces (muitos!), sol tímido, amigos, conversas, prendas, "parabéns a você...", Chiado, caixinha colorida, Royale, chás quentinhos e perfumados, indecisões do paladar, Adega do Tagarro, pataniscas, Bairro Alto, jazz, poço-mesa, despedidas, cansaço, manhã preguiçosa, nariz na porta do Museu do Traje, praia de Carcavelos, espreguiçar, sol, mar, caminhada, "o amor existe", Belém, Museu Berardo, Jakub Nepraš e a sua planta da babilónia, BES Photo 2008, despedidas, beijos, abraços, Sta Apolónia, Intercidades.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

A galinha dos ovos de chocolate

A galinha dos ovos de chocolate
Sim, não são os coelhos que põem os ovos! Bons feriados e cuidado com os doces ;)

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Mistério por desvendar

Deram conta antes de mim e é bem verdade. Mas porque razão deixei de sentir aquela angústia habitual dos domingos à noite?